PREVISÃO PARA 2018: CRESCIMENTO!

Enfim, começou 2018!

E o que esperar desse ano? Ano com fatores externos influenciadores da economia interna: copa e eleição. Mas a copa não é no Brasil! Não importa, o povo estará ligado (ou desligado) durante um mês.

A eleição por sua vez, sempre teve sua influência direta na economia, especialmente porque esse ano a eleição é ampla (presidente/governador/senador/deputado).

Apesar desses fatores, acredita-se num crescimento econômico do país. Sim, com a recessão dos últimos anos, muitas empresas foram à bancarrota, porém, muitas outras, a maioria, conseguiu enfrentar bravamente o mercado e com isso se fortaleceu. Tiveram que adequar-se, e com isso estão preparadas para voltar a crescer.

O empresário não está mais disposto, como em outrora, a esperar soluções mágicas advindas do governo, aliás, quanto menos este interferir na economia, melhor.

A maioria dos empresários está ciente de que seu negócio tem que andar independentemente de medidas adotadas pelo governo.

Isso os motivará a voltar a fazer investimentos e com isso, o crescimento é certo. Somente investimentos empresariais é que podem tirar um país da crise, diminuir o desemprego e dar melhores condições de vida a todos.

Sendo assim, independente de qualquer fator externo, mãos à obra, o Brasil precisa mais do que nunca da classe empresária para fazer de 2018, o ano da virada!

 

Jefferson Antonio Sbardella é Advogado, sócio do escritório Sbardella & Danielli Advogados Associados, Pós Graduado em Direito Civil e Processual Civil, Direito Tributário e Direito Empresarial e Professor Universitário na área de Direito Civil.